quarta-feira, 9 de março de 2016

Eleições Municipais a Vista !!!



Olá amigos, a batalha para o ” bem” começou, nas eleições de 2012 foram contabilizados pelo TRE 750 candidatos a Vereadores no Município de Curitiba, e pelo visto esse ano não será diferente, afinal, ainda faltam pouco menos de 8 meses para as eleições e já podemos perceber as movimentações em torno disso, tanto nas ruas como nas Redes Sociais.

Amigos do Fulano do Posto, Amigos do Fulano da Farmácia, amigos, amigo, amigos, enfim ... muitos amigos, cidadãos em carros de som em campanha de combate a mosquito, cidadãos empenhados na pintura da escola do bairro, na melhoria do asfalto, na limpeza das ruas, preocupados com o lixo, com a iluminação publica, com a segurança, preocupados com as creches para as mães de família deixarem seus filhos para irem trabalhar, com os animais de rua, enfim, uma sucessão de preocupações pontuais, sem contar filantropia, dentaduras, milheiros de tijolo, cimento, caixão, cadeiras de roda, gás de cozinha, cesta básica, preferencia em atendimento hospitalar, meu Deus, isso não acaba, a lista é infinita.

As pessoas só se esquecem de uma coisa, o mandato de um Vereador é uma função muito seria e requer grande responsabilidade, muito se fala nas campanhas eleitorais, aonde candidatos vêm prometendo o que, em tese, não poderão cumprir por total falta de amparo legal. Falam o que querem e o povo gosta de ouvir, praticando, por obviedade uma fraude eleitoral (promessas impossíveis de serem cumpridas) já que não tem poderes para realizar obras, resolver problemas da saúde, da segurança, da educação, do esporte, da cultura, do lazer, do asfalto, do meio ambiente, do trânsito, dos loteamentos e casas populares, etc.

Os Vereadores têm quatro funções principais:

Função Legislativa: consiste em elaborar as leis que são de competência do Município, discutir e votar os projetos que serão transformados em Leis buscando organizar a vida da comunidade.

Função Fiscalizadora: O Vereador tem o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidar da aplicação dos recursos, a observância do orçamento. Também fiscaliza através do pedido de informações.

Função de Assessoramento ao Executivo: Esta função é aplicada a atividade parlamentar de apoio e de discussão das políticas públicas a serem implantadas por programas governamentais via plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual (poder de emendar, participação da sociedade e a realização de audiências públicas).

Função Julgadora: A Câmara tem a função de apreciação das contas públicas dos administradores e da apuração de infrações político-administrativas por parte do Prefeito e dos Vereadores.

O objetivo do grupo Gestão Participativa – Ética e Cidadania é justamente esse, eleger o Vereador e "JUNTOS" no sistema Participativo ELABORARMOS leis que realmente venham ao encontro das necessidades dos cidadãos e da cidade de Curitiba e não para o beneficio próprio de uma ou mais pessoas especificas. Chega de grupos Políticos, o poder emana do povo!

#redeconsciente
#alvaronicoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário