terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Moralização da política ou ética na política ? ...



Estamos todos cientes de que a política brasileira precisa passar por mudanças sérias para encontrar a sua verdadeira essência, o objetivo da democracia, há tempos esquecido.
Essas mudanças devem, por certo, passar pela reflexão acerca das regras que devem reger os comportamentos daqueles direta ou indiretamente estão com ela envolvidos. Mas o que realmente está faltando: moral ou ética?
Ética tem origem na palavra grega ethos, que significa modo de ser. Já a palavra moral vem do latim morale, que quer dizer costumes. Assim, enquanto a ética tem a ver com julgamento quanto à retidão de comportamentos, a moral pressupõe regras de ação e imperativos materializados. A moral é normativa e
antecede aos atos. A ética parte de situações concretas, de fatos e pressupõe a existência de moral. A verdade é que a exigência de ética na política expressa o desejo de sua moralização.
O que estamos assistindo é a política totalmente desprovida de moral (regras de comportamentos) e de ética (juízo de valoração comportamental). Isso porque a própria sociedade tem agido assim. Por vezes, preferimos encarar os fatos que nos são propostos como realidades imutáveis ou que nada têm
a ver com nossas vidas.
Existe espaço para a moralização da política e para a cobrança de parlamentares. Contudo, viver em democracia tem seu preço, e este envolve participação social contínua e cobrança.
Moral e ética na política pressupõe a moralização e a preocupação ética na própria sociedade e com a própria sociedade. A moralização da política começa por nós mesmos.

#redeconsciente

Nenhum comentário:

Postar um comentário