sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Cidadania ...



Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Uma boa cidadania implica que os direitos e deveres estão interligados, e o respeito e cumprimento de ambos contribuem para uma sociedade mais equilibrada.

Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática. Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país.

O conceito de cidadania também está relacionado com o país onde a pessoa exerce os seus direitos e deveres. Assim, a cidadania brasileira está relacionada com o indivíduo que está ligado aos direitos e deveres que estão definidos na Constituição.

A Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988, pela Assembleia Nacional Constituinte, composta por 559 congressistas (deputados e senadores), consolidou a democracia, após longos anos da ditadura militar no Brasil. Em seus artigos 5º e 6º estabelece os deveres e direitos do cidadão:

Deveres do cidadão:

# Votar para escolher os governantes;

# Cumprir as leis;

# Educar e proteger seus semelhantes;

# Proteger a natureza;

# Proteger o patrimônio público e social do País.

Direitos do cidadão:

# Direito à saúde, educação, moradia, trabalho, previdência social, lazer, entre outros;

# O cidadão é livre para escrever e dizer o que pensa, mas precisa assinar o que disse e escreveu;

# Todos são respeitados na sua fé, no seu pensamento e na sua ação na cidade;

# O cidadão é livre para praticar qualquer trabalho, ofício ou profissão, mas a lei pode pedir estudo e diploma para isso;

# Só o autor de uma obra tem o direito de usá-la, publicá-la e tirar cópia, e esse direito passa para os seus herdeiros;

# Os bens de uma pessoa, quando ela morrer, passam para seus herdeiros;

# Em tempo de paz,qualquer pessoa pode ir de uma cidade para outra, ficar ou sair do pais, obedecendo a lei feita para isso.

#redeconsciente

Nenhum comentário:

Postar um comentário